segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sobremesa depois das refeições. Pode?



Logo depois do almoço bate aquela vontade de comer um brigadeiro, pudim, torta... eles são gostosos a qualquer momento do dia, mas geralmente tornam-se uma opção praticamente irresistível e irrecusável como sobremesa, não é mesmo? Primeiro pecado a ser eliminado quando se pensa em dieta, as guloseimas enriquecem o cardápio, mas pesam na soma das calorias diárias.

Porém, deliciar-se com um docinho após o almoço não precisa ser um pesadelo para quem está em busca da perda de peso. Pelo princípio da reeducação alimentar, é melhor comer um bombom agora do que segurar a vontade e acabar detonando uma caixa inteira mais tarde. Uma dica é comer bem devagar. Saboreie cada garfada daquela torta que você mais gosta como se fosse a última.

O segredo, como sempre, é a moderação, pois só assim é possível manter o corpo e a saúde em dia sem passar fome ou vontade. Dominar a compulsão é a chave para comer sobremesa sem medo de engordar. E, claro, para consumir tais quitutes, você terá de pagar o preço: faça uma atividade física a mais para queimar as calorias que foram consumidas em demasia. Para se ter idéia, um brigadeirão de panela - e, veja, não é a receita inteira - tem 400 calorias e, para eliminá-las, você terá que se exercitar jogando tênis por 1 hora ou algo parecido
Pesos e medidas 
Se decidir devorar um doce, é melhor saboreá-lo depois do salgado. Ou seja, o ideal é consumir seu chocolate - uma barra de até 30 g, claro -, após o almoço. "É que, quando a guloseima entra sozinha no organismo, toda a glicose vai para o sangue de uma só vez, disparando o gatilho da insulina, que faz o nível de açúcar do sangue baixar rapidamente", diz a nutróloga e médica, Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro, RJ. O resultado disso é muito mais vontade de comer. E aí já viu, né? Ganho de peso na certa.

Ela, no entanto, é contra o consumo de doces após as refeições. Porém, para quem não consegue controlar o desejo e está de dieta, o melhor é se deliciar com uma porção pequena da sobremesa, pois a pessoa terá o restante do dia para exterminá- la. "Normalmente ela representa um excesso de calorias que nós não precisamos ingerir. Se você comeu um peito de frango com salada e depois serve-se de uma torta de limão, por exemplo, vai atrapalhar sua digestão, produzir gases e inchar a barriga. Tudo o que não deve acontecer para quem quer perder peso", dispara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário